sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Bem Vindo a Holanda (por Emily Perl Knisley)


Frequentemente, sou solicitada a descrever a experiência de dar a luz a uma criança com deficiência, uma tentativa de ajudar pessoas que não tem com quem compartilhar essa experiência única e entendê-la e imaginar como é vivenciá-la.

Seria como...

Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias - para a ITÁLIA! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu, o Davi de Michelangelo, as gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases em italiano. É tudo muito excitante.

Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrissa. Então o comissário de bordo diz :

"BEM VINDO A HOLANDA!"

"Holanda?! O que quer dizer com Holanda?! Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda a minha vida eu sonhei conhecer a Itália". Mas houve uma mudança de plano de vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.

A coisa mais importante é que você não foi levada a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente. Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar todo um grupo de pessoas que nunca encontrou antes.

É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália, mas após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor, começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrants e Van Goghs.

Mas, todos que você conhece estão preocupados indo e vindo da Itália, estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá.E por toda sua vida você dirá: "Sim, era onde eu deveria estar, era tudo que eu havia planejado."

E a dor que isso causa nunca irá embora, porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa. Porém, se você passar a vida toda remoendo o fato de não ter chegado a Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais que a Holanda tem pra te apresentar.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Viva para Sempre Luiz Fernando !


O dia começou com a promessa de muita alegria e felicidade, afinal eu tinha muito a comemorar.

Era aniversário da Jenny, uma (quase) médica espetacular e (já) amiga, que Deus me deu de presente e data em que o tio Rogério (homem que tem uma doença difícil, mas que nunca perdeu a alegria, a ternura e a fé em Deus) e a tia Rosana (mulher forte, sábia, amável e perseverante) comemoraram 25 anos de um casamento cheio de frutos maravilhosos.

Chego no trabalho e, mais uma vez, sigo minha rotina. Organizo minhas atividades, pago minhas contas, desejo um lindo dia ao meu marido por telefone e sigo o fluxo.

No almoço penso em escrever algo poetizado, na tentativa de declarar aos aniversariantes do dia a importância deles na minha vida, importância essa que talvez eles nem imaginem, mas o trabalho me consome o tempo, o relógio corre depressa.

No fim do dia encontro os olhos daquele que me apresentou a alegria completamente tristes e sem brilho. Em fração de segundos, tento adivinhar que notícia haverá ele de me dar com aquele semblante tão incomum em sua face. A boca não negou a tristeza dos olhos e me anunciou a perda de alguém que, em apenas três meses, foi capaz de me ensinar e me mostrar coisas que eu jamais serei capaz de esquecer..."o Luiz Fernando faleceu amiga...."

Aquele dia lindo, cheio de alegria, de repente perdeu a cor e o sentido, as cenas estavam pausadas. O coração estava doendo e a cabeça tentava assimilar o que estava acontecendo. Juntos lembramos de momentos mágicos ao lado do Luiz Fernando, das demonstrações de carinho com a mãe e com a irmã, das histórias engraçadas que ouvimos e de nossa despedida, na última visita. Quando as palavras já não faziam mais sentido e o choro tomava conta de nossos olhos, voltamos para nossas mesas e mais uma vez me peguei pensando como a vida é urgente.

Abraçei a Soraia (mãe do Luiz Fernando) e fiz um carinho na Thaís (irmã dele) em pensamento e mandei a elas toda a minha reserva de energia, concentrada para as comemorações do dia. Como disse o Cabral, ganhamos uma estrela ! Uma estrela linda, que vai sempre continuar brilhando aqui dentro.

Para cada pessoa o Luiz Fernando teve um significado, uma importância e quero registrar aqui o que ele fez comigo. Esse menino lindo, de apenas 10 anos me ensinou que :

* Um abraço muitas vezes é melhor e mais eficaz que mil palavras.
* O amor e a solidariedade são os verdadeiros valores desse mundo.
* A fé em Deus realmente transforma nossa maneira de encarar a vida.
* Eu posso sim fazer a diferença para alguém.
* Eu posso (e devo) dividir a alegria que tenho dentro de mim com aqueles que precisam, principalmente no cenário que ele estava : o hospital.
* A simplicidade alcança lugares que a gente nem imagina.

Além de tudo isso, foi através do Luiz Fernando que eu realmente me encontrei com a ONG Presente de Alegria. Foi na visita que fizemos a ele que eu percebi o quanto esse trabalho tinha a ver comigo. Foi através dele que a Dra. Kiwi, que veio pra me completar, começou a existir.

Sei que agora ele está em paz. Sei também que ele não quer o meu choro, pois me mostrou que prefere sempre o sorriso. Por isso já estou me reestabelecendo, pois minha caminhada com ele terminou, mas transformou a mim de uma maneira que não dá pra voltar atrás.

Obrigada Luiz Fernando pela transformação que fez aqui em meu mundo particular e por ter me apresentado a minha melhor parte.

Obrigada Jenny por me fazerem acreditar que o mundo pode ser melhor, principalmente com a nossa intervenção.

Obrigada tio Rogério por me ensinar que nenhuma doença tem o poder de nos tirar a alegria e ternura.

Obrigada tia Rosana por me ensinar que a perseverança sempre vale a pena.

Obrigada Cabral por me apresentar o seu sonho e permitir a mim e a tantos outros fazer parte dele.

Ontem foi um dia confuso, mas que me fez pensar no que eu quero plantar e construir hoje, no que eu quero viver e sentir hoje, porque o futuro a Deus pertence.

Segue meu primeiro poema, que foi escrito através da experiência de conhecer o Luiz Fernando.

Alegria de Presente

Chegamos para bagunçar sua rotina
Mudar a cor e o cheiro do dia
Trazer a saúde através da alegria

Viemos plantar em você a esperança
Guardada em nossas crianças
Queremos desacelerar sua pressa
Dividindo aquilo que não tem preço

Na saída a não querida despedida
E a alegria que já era antiga
Foi descoberta e desperta
Com a doce visita

Na memória a poesia do nariz vermelho
Que descubro em mim ao olhar no espelho
No coração o amor com verdade
Que agora já não me faz sentir metade

Como resultado deste presente
Sou completo, sou contente
A alegria tomou conta do meu dia !

E é isso o que fica, que se instala, irradia
E é isso que se tem, se oferece e não se imita !

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Show de Lançamento Oficial do CD "Raiz Duma Terra Seca" - Fabinho Silva


É com muita alegria que divulgo a vocês, meus amigos, o show de lançamento do CD de um amigo muito especial.
O Fabinho trabalha comigo e, além de um excelente profissional, é um músico de primeira qualidade. É um show que vale a pena. Eu estarei lá !

Segue texto escrito por ele sobre o evento :

A história do CD é longa, tem quase 20 anos... esse é o tamanho do sonho. O CD finalmente ficou pronto, fábrica e gráfica, em setembro deste ano. Ao todo, foram cerca de 18 meses de produção, cerca de 39 pessoas (músicos e técnicos) diretamente envolvidas, quatro estúdios diferentes, muuitas horas de edição, e um custo total de... bom, isso não interessa.

Interessa agora que vamos ter um show digno da produção do CD.Com as participações especialíssimas do Baixo&Voz, Cíntia&Silvia, Eliezer Venâncio, Glauber Plaça, Stênio Marcius, Diego Venâncio, Elly Aguiar, Débora Camargo, além dos músicos Eduardo Montarelli, Eber Scherrer, Sara Muller, e ainda outros a confirmar, o show acontecerá no auditório da Comunidade Evangélica em São Bernardo do Campo (mapa e endereço abaixo), gentilmente cedida pelo Valtinho, pastor e amigo de longa data.

Além da Comunidade, o evento conta com o apoio cultural da Gossi Design, Editora Ultimato, do Portal Cristianismo Criativo, Editora W4, e do portal Buena Onda.O ingresso será um 1kg de alimento não perecível - ou, pra quem esquecer, R$3,00. Os alimentos serão destinados às obras sociais da Comunidade.

Além das músicas do CD, pra não cansar ninguém teremos canjas com MPB e clássicos internacionais da melhor qualidade. Sortearemos livros, CDs, assinaturas da Ultimato, e mais surpresas no dia.

Se você, sendo cristão ou não, curte música boa, venha prestigiar esse show. Prestigie levando um CD pra casa, tanto o meu quanto dos músicos que irão participar - todos vão expor seus trabalhos. Fui bem seletivo na escolha dos músicos participantes, que é pra não decepcionar ninguém.

Ah! não se espante se vamos ter música secular (não-religiosa). Ledo engano pensar que não há verdades terríveis nas músicas de fora da igreja. Conforme sabemos, Deus é Verdade, logo toda Verdade vem de Deus.

Comunidade Evangélica em São Bernardo do Campo
13 de Dezembro de 2008, 19:30
Av Bunduki, 352 - Bairro Assunção
São Bernardo do Campo - SP


segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Paradoxo do Nosso Tempo


Bebemos demais, fumamos demais, gastamos sem critérios, dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e rezamos raramente.

Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.
Falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente.
Aprendemos a sobreviver, mas não a viver.
Adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos.
Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho.
Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.

Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores.
Limpamos o ar, mas poluímos a alma.
Dominamos o átomo, mas não nosso preconceito.
Escrevemos mais, mas aprendemos menos.
Planejamos mais, mas realizamos menos.

Aprendemos a nos apressar e, não, a esperar.
Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos menos.
Estamos na era do fast-food e da digestão lenta.
Do homem grande de caráter pequeno.
Lucros acentuados e relações vazias.

Esta é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados.
Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na despensa.
Uma era que leva essa carta a você, e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar: delete.

Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre.
Lembre-se dar um abraço carinhoso num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer.
Lembre-se de dizer eu te amo à seu(ua) companheiro(a) e às pessoas que ama mas, em primeiro lugar, ame... ame muito.
Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro.
O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas AMAR tudo que você tem!
Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado.

[George Carlin]