quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Viva para Sempre Luiz Fernando !


O dia começou com a promessa de muita alegria e felicidade, afinal eu tinha muito a comemorar.

Era aniversário da Jenny, uma (quase) médica espetacular e (já) amiga, que Deus me deu de presente e data em que o tio Rogério (homem que tem uma doença difícil, mas que nunca perdeu a alegria, a ternura e a fé em Deus) e a tia Rosana (mulher forte, sábia, amável e perseverante) comemoraram 25 anos de um casamento cheio de frutos maravilhosos.

Chego no trabalho e, mais uma vez, sigo minha rotina. Organizo minhas atividades, pago minhas contas, desejo um lindo dia ao meu marido por telefone e sigo o fluxo.

No almoço penso em escrever algo poetizado, na tentativa de declarar aos aniversariantes do dia a importância deles na minha vida, importância essa que talvez eles nem imaginem, mas o trabalho me consome o tempo, o relógio corre depressa.

No fim do dia encontro os olhos daquele que me apresentou a alegria completamente tristes e sem brilho. Em fração de segundos, tento adivinhar que notícia haverá ele de me dar com aquele semblante tão incomum em sua face. A boca não negou a tristeza dos olhos e me anunciou a perda de alguém que, em apenas três meses, foi capaz de me ensinar e me mostrar coisas que eu jamais serei capaz de esquecer..."o Luiz Fernando faleceu amiga...."

Aquele dia lindo, cheio de alegria, de repente perdeu a cor e o sentido, as cenas estavam pausadas. O coração estava doendo e a cabeça tentava assimilar o que estava acontecendo. Juntos lembramos de momentos mágicos ao lado do Luiz Fernando, das demonstrações de carinho com a mãe e com a irmã, das histórias engraçadas que ouvimos e de nossa despedida, na última visita. Quando as palavras já não faziam mais sentido e o choro tomava conta de nossos olhos, voltamos para nossas mesas e mais uma vez me peguei pensando como a vida é urgente.

Abraçei a Soraia (mãe do Luiz Fernando) e fiz um carinho na Thaís (irmã dele) em pensamento e mandei a elas toda a minha reserva de energia, concentrada para as comemorações do dia. Como disse o Cabral, ganhamos uma estrela ! Uma estrela linda, que vai sempre continuar brilhando aqui dentro.

Para cada pessoa o Luiz Fernando teve um significado, uma importância e quero registrar aqui o que ele fez comigo. Esse menino lindo, de apenas 10 anos me ensinou que :

* Um abraço muitas vezes é melhor e mais eficaz que mil palavras.
* O amor e a solidariedade são os verdadeiros valores desse mundo.
* A fé em Deus realmente transforma nossa maneira de encarar a vida.
* Eu posso sim fazer a diferença para alguém.
* Eu posso (e devo) dividir a alegria que tenho dentro de mim com aqueles que precisam, principalmente no cenário que ele estava : o hospital.
* A simplicidade alcança lugares que a gente nem imagina.

Além de tudo isso, foi através do Luiz Fernando que eu realmente me encontrei com a ONG Presente de Alegria. Foi na visita que fizemos a ele que eu percebi o quanto esse trabalho tinha a ver comigo. Foi através dele que a Dra. Kiwi, que veio pra me completar, começou a existir.

Sei que agora ele está em paz. Sei também que ele não quer o meu choro, pois me mostrou que prefere sempre o sorriso. Por isso já estou me reestabelecendo, pois minha caminhada com ele terminou, mas transformou a mim de uma maneira que não dá pra voltar atrás.

Obrigada Luiz Fernando pela transformação que fez aqui em meu mundo particular e por ter me apresentado a minha melhor parte.

Obrigada Jenny por me fazerem acreditar que o mundo pode ser melhor, principalmente com a nossa intervenção.

Obrigada tio Rogério por me ensinar que nenhuma doença tem o poder de nos tirar a alegria e ternura.

Obrigada tia Rosana por me ensinar que a perseverança sempre vale a pena.

Obrigada Cabral por me apresentar o seu sonho e permitir a mim e a tantos outros fazer parte dele.

Ontem foi um dia confuso, mas que me fez pensar no que eu quero plantar e construir hoje, no que eu quero viver e sentir hoje, porque o futuro a Deus pertence.

Segue meu primeiro poema, que foi escrito através da experiência de conhecer o Luiz Fernando.

Alegria de Presente

Chegamos para bagunçar sua rotina
Mudar a cor e o cheiro do dia
Trazer a saúde através da alegria

Viemos plantar em você a esperança
Guardada em nossas crianças
Queremos desacelerar sua pressa
Dividindo aquilo que não tem preço

Na saída a não querida despedida
E a alegria que já era antiga
Foi descoberta e desperta
Com a doce visita

Na memória a poesia do nariz vermelho
Que descubro em mim ao olhar no espelho
No coração o amor com verdade
Que agora já não me faz sentir metade

Como resultado deste presente
Sou completo, sou contente
A alegria tomou conta do meu dia !

E é isso o que fica, que se instala, irradia
E é isso que se tem, se oferece e não se imita !

3 comentários:

Ana Anoca disse...

"Viva para Sempre Mayui!!!!"
Que vc viva para sempre em nossos corações; que sua alegria e seu manejo tão perfeito das letras que tocam PROFUNDAMENTE nossos corações e mesmo com notícias tão tristes vc consegue despertar a alegria, que esse dom continue em nossas vidas! Nosso Luiz Fernando se foi, mas nossa missão continua minha amiga amada!
Conte SEMPRE comigo, tá?!
Vc ganhou não só uma amiga, uma Dra. Anoca parceira, e também uma FÃ!!!
Amo vc!!!

Bjocasssss.....

***A ALEGRIA NUNCA VAI ACABAR!!!***

Unknown disse...

Chuchuzona!! Te admiro mais e mais cada vez que leio um texto seu!
Parabéns pelas belas palavras e pelo trabalho lindo que faz com as pessoas, levando alegria à quem precisa e nem sabia mais que isso existia. Gostaria de ter escrito antes, porém, nunca é tarde, sinto muito pelo Luiz Fernando e sua família que lutaram bravamente, agora com certeza ele está muito feliz onde está.
Um beijão! Fique com Deus!
Te amo-te!

Anônimo disse...

NOSSA MÁ, VC É UMA FOFA... TENHO ORGULHO DESSA MADRINHA..
COMO VC EXPRESSA UM SENTIMENTO TRISTE DE UMA MANEIRA TÃO DOCE..

QUE DEUS LHE ABENÇOE

EU TE AMO