sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ensaio sobre a Misericórdia de Deus



Como cristã, aprendi que a misericórdia de Deus é infinita, imensurável, inimaginável. Nunca duvidei (e não duvido) disso e sempre entendi, através do contexto onde estava sendo colocada, que era algo divino, maravilhoso, mas nunca havia me questionado sobre o que é verdadeiramente essa misericórdia.


Começei então minha busca pelo dicionário, onde encontrei a seguinte definição : Pena causada pela miséria alheia; comiseração. Perdão concedido por bondade pura. Graça ou perdão. Atributo de Deus que o leva a perdoar as faltas e os pecados dos homens.


Não satisfeita, busquei a etimologia da palavra onde conclui que : a primeira parte da composição é a palavra miseri : "pobre, miserável, lamentável" e a segunda parte é a palavra cordis : “coração”, ou seja, ter misericórdia é ter o coração contrito.


Ok, mas o que é efetivamente ter o coração contrito ? Voltando ao dicionário encontrei como denominação para contrito o seguinte : Que tem ou indica contrição. Arrependido, pesaroso, triste.


No Catecismo da Igreja Católica encontrei uma explicação para as obras de misericórdia : As obras de misericórdia são as ações caritativas pelas quais socorremos o próximo nas suas necessidades corporais e espirituais (Is 58,6s). Instruir, aconselhar, consolar, confortar são obras de misericórdia espiritual, como também perdoar e suportar com paciência. As obras de misericórdia corporal consistem sobretudo em dar de comer a quem tem fome, dar moradia aos desabrigados, vestir os maltrapilhos, visitar os doentes e prisioneiros, sepultar os mortos (Mt 25,31-46; Tb 1, 16s).


Para entender o que são ações caritativa, estudei como a misericórdia se relaciona com a graça.


Misericórdia é não receber aquilo que você merece, é a punição impedida, contida. Graça é receber aquilo que você não merece, um favor sem mérito algum.


Misericórdia é, por exemplo, um juiz chegando a decisão de que você é culpado, resolver impedir, conter qualquer castigo. Graça é receber algo que você nunca poderia imaginar. Um presente inexplicável. É como se o mesmo juiz, após descobrir sua culpa, lhe desse um prêmio de 1 milhão de reais!


Então concluí que e eu realmente me arrependo de algo, de coração, Deus é misericordioso comigo, me perdoa, tem piedade de mim, mas nem por isso necessariamente irá transformar a minha miséria com sua graça.


Depois de analisar por algum tempo a minha própria conclusão, percebi que ainda sentia essa como uma resposta muito simplista para algo tão maravilhoso, então prossegui em meus estudos, agora deixando de lado o dicionário e me baseando na Palavra de Deus e nas pessoas que me são importantes.


Conheço pessoas que defendem a teoria de que misericórdia significa “coração sofredor” e que, quando pedimos misericórdia a Deus estamos pedindo para que Ele sofra conosco. Afirmam que ela representa tudo que Deus fez por nós, tudo em nossa vida e finalizam dizendo que sem ela nunca poderíamos ter acesso a salvação que Jesus nos ofereceu.


Linda teoria, não é ? Também acho...mas e na prática?


Ainda insatisfeita, me perguntava como isso acontece na vida da gente e, a sabedoria de uma mulher com pouquíssimos estudos me clareou a mente e o coração. Em plena lucidez a Dona Cida (já falecida) escreveu em seu caderninho: “Misericórdia é quando Deus entra na miséria do homem”.


Foi então que para mim o assunto foi clarificado. Explico a minha conclusão libertadora : Quando eu me enxergo e realmente me arrependo de algum pecado cometido, qualquer que seja, Deus toma conta da minha vida e do meu coração, Ele entra em mim através de minha miséria, de minha pequenez, se mostra gigante, me preenche de um amor incomparavelmente grande, chamado de misericórdia.


É aqui que anulo todas as minhas conclusões anteriores e afirmo : A MISERICÓRDIA DE DEUS NÃO PODE SER DEFINIDA, TEM QUE SER SENTIDA, EXPERIMENTADA.


O experimentar da misericórdia de Deus sé se dá através do verdadeiro arrependimento e da fé. A partir do momento que eu experimento Deus, não existe a menor possibilidade de voltar a ser a mesma pessoa que antecedeu essa experiência.


[Quando pensei que havia escolhido este como tema do meu primeiro e pretensioso ensaio, Deus vem docemente me mostrar que fui escolhida pela Sua misericórdia].


Um comentário:

Aline & Mariana disse...

Lindo, amada... é isso aí... as coisas de Deus são melhor definidas quando experimentamos, né? Eu tenho certeza de que Deus é misericordioso comigo em muitos momentos da minha vida!
Parabéns pelo momento e pela sensibilidade.
Amamos muito vc!
Aline & Mariana