quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Desafio !


Há alguns dias eu me deparei com algumas situações um tanto quanto inusitada.

Num sábado, enquanto eu me preparava para ir a festa de aniversário de 25 anos de um amigo, encaminhava uma mensagem por celular para outro amigo, que estava prestes a subir o altar e, por isso, radiante de felicidade. Em seguida, recebo uma mensagem no celular, onde eu li que uma colega de trabalho havia falecido por causa de um câncer. Esse fluxo tão grande de informações me fez parar pra pensar por um momento, mas fiz minhas orações e prossegui com o meu dia.

Já numa quinta-feira, estava numa escola onde soube que uma moça havia sofrido um princípio de infarto. Dali a pouco ela não resistiu e faleceu ! Assim, rápido. Deixou uma filha, que estava completamente desesperada. Em seguida recebo, novamente por mensagem no celular, a notícia de que havia nascido a filha de uma amiga. Larissa, linda e saudável ! Desta vez meus pensamentos ocuparam mais meu tempo.

O mundo e a vida estão num eterno movimento. Num mesmo dia uns comemoram e outros tantos choram, uns chegam e outros vão. E nós, tomados por nosso egoísmo barato, típico das novelas globais, não conseguimos enxergar muito longe. Vemos apenas o que nos interessa, o que nos é conveniente.

Deus nos deu a vida de presente e ela é rara, muito rara !! Precisamos viver mais e esperar menos, sorrir mais e reclamar menos, fazer mais pelo outro e esperar menos retorno, amar mais e trabalhar menos, cuidar mais dos nossos e menos da casa, contabilizar mais as alegrias que as perdas, agradecer mais e pedir menos, ler mais e fofocar menos, ir mais ao teatro e assistir menos TV, brincar mais e racionalizar menos, ser mais honestos e menos políticos, ser mais viscerais e menos superficiais, declarar nosso amor sincero ao invés de brigar por coisas bobas, ser mais nós mesmos, com todas as dores e delícias que isso possa trazer, ser felizes hoje, porque o amanhã é desconhecido para todos nós.

Os sinais estão aí, diante de nossos olhos, acontecendo a todo momento. Precisamos enxergá-los e fazer diferente ! Tirar o que incomoda, o que não acrescenta, o que faz mal. Viver um dia de cada vez, mas com verdade, com vontade, com alegria.

Quero lançar um desafio a você : tente, pelo menos hoje ser mais "de verdade" que ontem e depois me diga como foi.

Comece a fazer algo que gosta, descubra suas potencialidades, aceite um elogio com alegria, faça um elogio sincero a alguém, dê um sorriso a quem não conhece, ligue pra alguém que não vê há tempos, abrace, cante (ou toque) uma música que te faz sentir bem, compre um presente para você, doe seu tempo a alguém que não tem mais esperança.

Quando eu digo tudo isso a você, digo a mim também. Estou dando meus passos, pequenos, mas meus ! Estou colocando meus projetos em prática e descobrindo um milhão de possibilidades.

Se descubra hoje para construir um melhor amanhã. Pra quando você olhar pra trás, ter histórias pra contar. O tempo está passando e rápido !

2 comentários:

Dyane Priscila disse...

"ser mais viscerais e menos superficiais"

Obrigada Mayuí, ontem mesmo me peguei observando o quão rápido tudo está passando, o quão rápido as memórias vão se esvaindo, no fluxo frenético de vida, todo tempo, todo momento, algo acontece, se não acontece à nós, acredite, acontece ao mundo, e eu assisto cansada(nova e cansada), as pessoas olhandoa vida, como um grande investimento a longo prazo, onde trabalham buscando usufluir em um futuro (que ninguém realmente sabe se existirá), aquilo que se fez pela vida toda. Mas nas minha sverdades, o presente, é mais importante que o futuro, pois no futuro eu posso ter forças apenas, para ter memóias e eu quero me lembrar de que vivi, de que sofri, de que fui um alguém que realmente, fez o que podia com aquilo que temos de real e raro que é a vida. Obrigada por este texto, Obrigada por esta proposta de desafio, quem sabe assim, alguns poucos, lendo o que li, passam a ver a vida, de forma menos racional e mais sentimento, exergando a verdade de que o amanhã, é a maior ingógnita que n´so temos, e poder viver o hoje, deveria fazer com que desejassemos realizar as coisas que mais nos contentam, com aquela vontade de vida, que hoje (infelizmente), só vejo em crianças, que ainda estão descobrindo o mundo.

Pois bem, VOLTEMOS A SER CRIANÇAS! E que o mundo seja descoberto dia-a-dia por nós, em um turbilhão de sentimentos e que façamos tudo que estiver ao nosso alcançe no hoje, no agora, pois amanhã pode não existir...!

Mais uma vez, Obrigada por este texto.

Unknown disse...

A vida é rara !

Sua afirmação é simples e perfeita . A alvorada é rara, tanto como o sol e a lua.
Muitas vezes estamos "dormindo" quando todos eles acontecem e deixamos de contemplá-los mesmo quando olhando para eles.
O que somos são as nossas próprias atitudes, e se agimos com verdade, logo somos nós mesmos e passamos a compreender mais o que está ao nosso redor.
Obrigado por seu texto, ele nos reafirma que temos que dar um beijo na nossa realidade, um beijo em nossa dúvida e um beijo no nosso medo. Assim conviveremos com eles em harmonia para podermos contemplar o horizonte sabendo que ele não é infinito, e que nos espera a qualquer momento.

Um beijo no seu sorriso e no seu coração

M. Magalhães